Embalagens a vácuo: 5 benefícios de escolher este armazenamento

Embalagens a vácuo: 5 benefícios de escolher este armazenamento
2 semanas atrás

As embalagens a vácuo têm se tornado cada vez mais populares, devido aos diversos benefícios que elas podem trazer. Graças a isso, elas têm se tornado uma opção interessante quando falamos de armazenamento de produtos. Com isso, o que antes era destinado a apenas um tipo de produto, hoje vem sendo utilizado com grande variedade.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre as vantagens e as características das embalagens a vácuo, nós vamos te ajudar. Reunimos neste artigo diversas informações sobre essa categoria de embalagens e sobre quando elas devem ser utilizadas. Confira e boa leitura!

Embalagens a vácuo: o que são?

Pode parecer simples, mas é importante começarmos falando exatamente o que são as embalagens a vácuo. Trata-se de um tipo de armazenamento de alimentos que retira todo o ar que está presente dentro do invólucro. 

Consequentemente, isso aumenta a durabilidade dos produtos, já que o oxigênio acaba por acelerar a sua deterioração e também facilita a proliferação de fungos e bactérias. Assim, ao retirar o ar, você reduz a velocidade desses processos.

Outro aspecto que deve ser ressaltado, é que esse tipo de embalagem também facilita o transporte dos produtos. Isso porque, ela reduz seus volumes, trazendo mais uma vantagem para a indústria alimentícia.    

Como ela funciona?

Em um primeiro momento, o produto é condicionado dentro do pacote. Em seguida, uma máquina de embalagem a vácuo para alimentos retira todo o ar de dentro da armazenagem. Depois ocorre uma processo de selagem, que leva ao fechamento da embalagem para seladora a vácuo de forma a evitar que o ar entre. 

Esse processo de selagem, geralmente, é feito por meio do aquecimento do invólucro com uma peça específica. 

diversos produtos em embalagens a vácuo

Benefícios do saco para embalar a vácuo 

Como citamos anteriormente, os sacos para empacotamento a vácuo, como também são chamadas as embalagens, trazem diversos benefícios. Ou seja, seu uso é benéfico tanto para o consumidor, quanto para a indústria alimentícia.

Diante disso, criamos uma lista com os principais benefícios de se embalar a vácuo alimentos. Confira a seguir: 

Aumenta a validade e durabilidade do produto

O processo de embalar a vácuo elimina cerca de 99% do oxigênio presente na embalagem. Dessa forma, o vácuo criado no processo de armazenamento protege os alimentos de microorganismos, que necessitam de ar para sobreviver e se multiplicar.  

Neste sentido, a depender da forma como o produto é guardado pelo consumidor (seguindo as condições corretas de temperatura e luz), o produto pode durar até 10 vezes mais. 

Facilidade durante o transporte e a armazenagem

Ao retirar a barreira de ar dos sacos para empacotamento a vácuo, o volume das embalagens diminui. Como resultado, os produtos irão ocupar menos espaço ao serem transportados e guardados. 

Para a indústria alimentícia, isso pode significar otimização dos custos relacionados a logística. Isso porque, mais produtos podem ser enviados de uma só vez e ainda correm menos riscos de sofrerem danos.

Mantém as propriedades dos alimentos 

Além de preservar os alimentos da proliferação de microorganismos, a falta de contato com o ar, também os protege da oxidação. Isto é, as embalagens a vácuo ajudam a preservar as características dos alimentos, como: cor, peso, hidratação e também o sabor.

Barreira de odor 

Outra vantagem que podemos citar em relação a transporte e armazenamento é a barreira de odor. Isto significa que as embalagens a vácuo impedem que o cheiro do alimento seja sentido, o que com certeza é um benefício nessas situações. 

Visibilidade das embalagens a vácuo

Por serem transparentes, os sacos para embalar a vácuo melhoram a visibilidade do produto. Isso, além de chamar mais atenção visualmente, geralmente é visto como um diferencial pelo consumidor, já que facilita a escolha dos alimentos durante as compras.

Quais alimentos podem ser embalados a vácuo?

Já faz um tempo que esse processo de armazenamento vem sendo utilizado em carnes e grãos, o que se tornou até bastante comum. Porém, existe uma grande variedade de produtos que podem ser beneficiados pelas embalagens a vácuo.

Veja a seguir uma lista com alguns deles:

  • Carnes, embutidos, peixes e pescados;
  • Legumes, hortifruti;
  • Palmitos, cogumelos e conservas;
  • Espetinhos, pizzas e massas;
  • Queijos e frios fatiados;
  • Comidas congeladas;
  • Sucos, molhos, entre outros.

Quando usar as embalagens a vácuo?

Como vimos, a embalagem para vácuo traz uma série de benefícios e pode ser utilizada em grande parte dos alimentos. No entanto, é preciso escolher de forma sábia os produtos que devem ser armazenados desta forma.

Isso se deve ao fato de que, algumas mercadorias, podem perder a praticidade ao utilizar esse tipo de embalagem. Um exemplo, são aqueles de consumo imediato ou fracionado. 

Fabrica de embalagens a vácuo

Na hora de comprar embalagens a vácuo é preciso escolher com cautela o seu fornecedor. Pois, assim você garante a qualidade dos sacos para empacotamento a vácuo, fazendo com que seu processo de armazenamento seja eficiente e leve segurança ao consumidor final. 

A Vertex Embalagens atua no mercado de embalagens plásticas desde 1993, trazendo todo o conhecimento e expertise que esse mercado precisa. Além disso, conta com uma excelente infraestrutura, assim como profissionais capacitados prontos para garantir a qualidade dos produtos e serviços prestados. 

Além de fabricar os Sacos de Nylon Poli para empacotamento a vácuo, a empresa também oferece Filmes Stretch Manual, Automático e Pré Estirado, além de Bobinas Picotadas com Fundo Reto e Estrela.

Por isso, na hora de adquirir embalagens a vácuo conte com quem é referência no mercado e que se compromete com a agilidade das entregas e serviços. Então, faça agora mesmo o seu orçamento com a Vertex Embalagens.

Carreiras Cia Web Sites

Junte-se à nossa missão de fornecer serviços de marketing digital líderes do setor para empresas em todo o Brasil, ao mesmo tempo em que desenvolve seu conhecimento pessoal e cresce como indivíduo.